Pátio Verde

Ideias Sustentáveis

Buscando inicialmente o termo de sustentabilidade entre as instituições promotoras do projeto de Pátio verde, o atual tema torna-se um viés inovador, pois envolve além das instituições promotoras do projeto envolve a ação direta com a comunidade em geral, fornecendo a possibilidade de ensino, pesquisa e extensão, além do envolvimento de acadêmicos em geral da Unochapecó abrangendo ainda outras instituições e entidades da comunidade.

Objetivando a sustentabilidade das organizações propor um destino correto a todo o lixo orgânico produzido na praça de alimentação no Pátio Shopping Chapecó, o shopping investe em um projeto de Pátio Verde, destinando todo o lixo orgânico para a produção de composto orgânico que será reaproveitado para a produção de mudas de hortaliças no telhado do shopping.

A produção de hortaliças será destinada em 50% para os colaboradores do shopping e outros 50% para uma entidade beneficente da cidade de Chapecó, o Pátio Verde inicialmente contará com 300 m2, destinados a esta produção. O próprio Pátio Verde além de contribuir na produção de hortaliças, contribui para o reaproveitamento do lixo orgânico produzido, na forma de composto orgânico.

            A implementação do projeto de Pátio Verde pode favorecer e fortalecer o reconhecimento e confiabilidade no uso desta prática inovadora, nos princípios de produção de hortaliças, visto que através desta técnica, envolve um conjunto de técnicas e metodologias que podem auxiliar no desenvolvimento sustentável em várias escalas de abrangência na comunidade, com visibilidade tanto local regional e estadual, visto que no estado este projeto é pioneiro nesta temática, a nível do país e o terceiro, porém, destaca-se como primeiro a envolver uma instituição de ensino pesquisa e extensão como parceira direta com suporte de base técnica cientifica na construção e auxílio deste projeto.

O envolvimento de acadêmicos de graduação em agronomia e áreas correlatas são de extrema importância para que jovens acadêmicos pesquisadores iniciem trabalhos de pesquisa convergentes ao desenvolvimento sustentável com conservação dos recursos naturais. Aprofundar e promover iniciativas de com o cunho social sustentável voltadas a sustentabilidade poderá elucidar e desenvolver iniciativas para implementação de troca de saberes e desenvolvimento das instituições no auxílio direto com a comunidade em geral. Da mesma forma, o envolvimento de instituições de pesquisa, ensino e extensão, bem como escolas de ensino básico, fundamental e médio, entidades sociais, formando uma rede de conhecimentos no termo de sustentabilidade.

Desta forma, as ações integradas voltadas a melhoria dos indicadores de sustentabilidade entre instituições são importantes, tanto pela necessidade do setor produtivo e pela sociedade por sistemas voltados a sustentabilidade de ações no desenvolvimento de tecnologias e produção de sistemas mais equilibrados.

Na descrição de construção de práticas inovadoras sustentáveis que visem difundir e disponibilizar informações tecnologias adequadas, permitindo o envolvimento dos pilares de pesquisa, ensino e extensão a construção de telhado verde e na sustentabilidade das instituições, auxilia diretamente na formação de jovens com caráter ético capaz de auxiliar no desenvolvimento regional.

O projeto, além de dar um diferencial inovador ao ambiente no qual está inserido, visa beneficiar a comunidade e estimular que mais ideias em torno da sustentabilidade surjam.