2019 nas passarelas: o ano do natural

Conforto, detalhes despojados, simplicidade e delicadeza serão o tema preferido das vitrines fashionistas no próximo ano.

As grandes grifes e marcas mais badaladas da moda e da cultura pop estão ditando tendências que prometem muito para 2019. O novo ano chega repleto de tecidos naturais, cortes despojados e confortáveis, que respeitam as curvas naturais de cada corpo, sem restringir movimentos e sem marcar demais.

Esta tendência tem tudo a ver com a estação mais quente do ano, que inicia no dia 21 de dezembro e se estende até o dia 20 de março. Em meio às altas temperaturas, os vestidos e saias leves, com botões frontais e tecidos naturais, como linho e algodão, são uma ótima pedida.

Aliás, a leveza dos vestidos vem com tudo no início de 2019. Um dos estilos mais esperados é o wrap dress, que mistura amarrações com fendas estratégicas, que se alinham às curvas e resultam na criação de um visual elegante e leve. Esse estilo veio da moda francesa e promete conquistar muitos corações pelo Brasil.

O casual também estará presente no próximo ano, principalmente aliado aos detalhes retrôs e românticos. Uma aposta que pretende trazer a moda antiga para a modernidade é das mangas levemente bufantes. Estilo que já causou muito nos anos 80, elas prometem trazer o romantismo para o inverno e combinar croppeds, vestidos e blusas, sendo muito versátil para criar looks cheios de personalidade.

Junto do romantismo da época, os laços nas amarrações estarão presentes da primavera verão de 2019, com muita delicadeza e feminilidade. As golas mais altas vêm para compor looks mais comportados, mas podem perfeitamente ser pareadas com fendas laterais, detalhes escondidos e tecidos reveladores.

Já nos pés, as flatforms, que ganharam as vitrines em 2018, continuarão presentes e arrasando em todas as estações do ano. Tendência absoluta, esse estilo de salto é esperado desde os calçados de verão, como chinelos e sandálias, até os calçados de inverno, como tênis, sapatilhas mais fechadas e até mesmo ankle boots. A variação das estações fica por conta dos materiais: corda e cortiça aparecem compondo o ar natural dos tecidos, enquanto os saltos mais tradicionais e escuros encaixam no inverno sulista como uma luva – longe da umidade e mantendo os pés quentinhos!

Como não poderia ser diferente, os acessórios estarão presentes em peso para combinar com o romantismo e a naturalidade. Vêm por aí bolsas pequenas, coloridas levemente, para levar só o necessário. Os óculos de formato grande, cobrindo até mesmo as maçãs do rosto, as peças bordadas e feitas manualmente, e os detalhes metalizados em prata serão ótima pedida. Ah, e por falar em acessórios, não tenha medo do tamanho dos brincos! Tanto as argolas quanto as peças únicas de combinação estarão presentes em tamanho muito maior!

Duas apostas nas cores é o vermelho, e a lavanda. Presente no inverno a lavanda permanece para trazer a leveza nos looks, apostando também em acessórios da mesma cor, nas estampas o listrado e o florido são muito aguardadas – principalmente se combinados!