O que levar em conta na hora de escolher sua carreira profissional

A carreira profissional é uma das escolhas mais importantes da vida. Por isso, confira nossas dicas que lhe auxiliarão nesta decisão.

Estar no Ensino Médio, principalmente no último ano, é ter a certeza que uma das mais importantes decisões da vida se aproxima: a escolha da carreira profissional. Alguns até já sabem o que querem, mas ainda não têm certeza sobre como é o mercado de trabalho. Outros nem sequer escolheram, por não terem definido uma área com a qual mais se identificam. A verdade é que não há problema em ter dúvidas, aliás, as dúvidas fomentam a curiosidade e podem levar a buscar respostas que farão toda a diferença, evitando que se opte por algo que futuramente trará frustração e infelicidade. Por isso, nosso blog preparou uma lista com dicas do que levar em conta na hora de decidir sua carreira profissional:

Conheça suas habilidades e qualidades: se você, por exemplo, é uma pessoa comunicativa, pode se dar bem em carreiras que lidem diretamente com o público. Se tem habilidade com cálculos e números, pode se dar melhor em áreas das Ciências Exatas. É claro que não é apenas um fator que determina, mas sabendo de suas aptidões, você já pode selecionar com mais clareza profissões nas quais pode aplicar suas habilidades e qualidades.

Pesquise as áreas de interesse: converse com pessoas que já atuam na área que deseja estudar ou trabalhar e saiba quais as competências necessárias para isso. Quais as dificuldades e como chegaram até ali.

Analise o mercado de trabalho: algumas profissões estão saturadas, ou seja, as demandas de mercado são pequenas para a grande quantidade de mão de obra disponível. Além disso, com o avanço da tecnologia muitas profissões podem deixar de existir, enquanto outras estão se tornando tendência.

Liste os prós e contras: o trabalho naquela profissão não paga tão bem, mas tem horário flexível que possibilita realizar outras tarefas. Para alguns isso é vantagem. A profissão exige muitas viagens e tempo longe da família. Você se importa com isso? E aquelas profissões que exigem trabalho nos feriados e finais de semana, você toparia? É fazendo perguntas desse tipo, em relação às exigências de cada profissão, que você entenderá melhor se está disposto a encarar.

Faça um teste vocacional:  o teste vocacional é uma ferramenta na qual você identifica seus interesses e aptidões. A partir de suas respostas em um formulário desenvolvido especialmente para esse fim, o psicólogo analisa seu perfil e indica as áreas profissionais que você pode se encaixar melhor.

Conheça o curso superior e a universidade em que pretende cursar: ser um bom profissional também inclui ter uma boa formação. Para isso, é importante que a universidade que você escolher tenha bons laboratórios, professores qualificados, possua convênios no exterior, invista em pesquisa e em atividades diferenciadas, pois tudo isso pode agregar muito à sua formação.

Lembre-se: além de cursar o que lhe faz feliz, é importante também receber um estudo completo e de qualidade, que lhe prepare para o mercado de trabalho. A Unoesc é exemplo de Universidade que oferece o melhor para seus acadêmicos, com laboratórios completos, ensino reconhecido e profissionais competentes.